sexta-feira, 25 de abril de 2008

GOE vai treinar nas favelas com o BOPE





O BOPE foi criado em 19 de janeiro de 1978, o Batalhão de Operações Policiais Especiais, foi denominado, inicialmente, Núcleo da Companhia de Operações Especiais.
Posteriormente, foi criada a Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE, com suas missões próprias em todo o Estado do Rio de Janeiro, que seriam determinadas pelo Comandante Geral.
Finalmente deu-se a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, ficando extinta a CIOE.
Actualmente o BOPE é a força de intervenção da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, especializada em operações de combate ao crime em áreas de alto risco e resgate de reféns, com licença para matar.
O Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP vai efectuar um estágio no BOPE - Batalhão de Operações Policiais Especiais, há quem questione se será bom o GOE da PSP receber treino de uma Polícia com histórico violento. Histórico violento não porque os polícias são violentos, mas porque até à data ninguém descobriu como se combate o crime violento e organizado sem usar violência. Ora quanto mais violento for o criminoso, mais susceptível é do mesmo ser derrubado através da violência. O BOPE já esteve na Europa a efectuar treino com o GOE e a Polícia Espanhola, conforme se pode verificar na página oficial do BOPE no link ao lado.


Ficam alguns videos do BOPE, onde se pode ver o dia a dia de um policia no Rio de Janeiro.
















Nenhum comentário: