terça-feira, 2 de setembro de 2008

PSP apanha 'avozinhos' do crime


Os suspeitos não estavam referenciados em Faro, mas a Polícia já tinha recebido queixas de furtos no aeroporto com o mesmo "modus operandi".


Dois idosos foram apanhados pela Polícia, no aeroporto de Faro, enquanto se dedicavam ao seu "hobby" preferido: roubar malas e carteiras. Os dois homens, um de 63 e outro de 70 anos, são residentes em Lisboa mas resolveram 'tirar uns dias' no Algarve, para infortúnio de vários turistas.
Bem vestidos, de ar totalmente inofensivo, os 'avozinhos' são "vigaristas profissionais", garante a PSP. "Se a pessoa vê dois jovens com mau aspecto, fica mais alerta e protege-se, mas se vê duas pessoas idosas, bem vestidas e com um ar normal, não tem os sentidos tão alerta e eles exploravam isso", refere ao Expresso Ricardo Pereira, sub-comissário do Comando da PSP de Faro.
Os suspeitos não estavam referenciados em Faro, mas a PSP já tinha recebido queixas de furtos no aeroporto, com o mesmo modus operandi. Desta vez, a dupla da terceira idade escolheu uma bela manhã de domingo - a de ontem - e uma cidadã irlandesa de 65 anos. Acertaram em cheio.
Como que a provar que o crime não tem idade para a reforma, os discípulos da velha escola aproveitaram uma distracção da turista e levaram-lhe a mala, que para além dos documentos pessoais continha 1.300 euros em dinheiro. "Os agentes que fazem a segurança do aeroporto já os tinham detectado. Apesar de bem vestidos pareceram-lhes suspeitos. Depois, foram apanhados em flagrante", acrescenta Ricardo Pereira.
A cidadã apresentou queixa e os suspeitos foram presentes esta manhã ao Tribunal Judicial de Faro. O juiz deixou-os sair em liberdade, ainda que com algumas medidas de coacção: apresentações diárias na PSP em Lisboa e ainda a interdição de frequentarem locais de transportes públicos, como aeroportos, estações de comboios ou terminais de autocarros.

Fonte: Expresso

Nenhum comentário: